Notícias

Wikipédia

0

Sites colaborativos ganham cada vez mais força

Considerado o site colaborativo mais utilizado em todo o mundo, o Wikipédia é uma enciclopédia livre sem fins lucrativos, produzida e editada por usuários voluntários. É também um dos projetos da Wikimedia Foundation.

Inicialmente o Wikipédia era apenas um projeto para complementar a Nupedia, uma enciclopédia livre mais que exigia alta qualificação de seus contribuintes, o que causava lentidão no processo de revisão.

Os criadores perceberam que o site colaborativo e com estilo Wiki (rápido) seria muito mais eficiente. A partir de então o projeto adotou oficialmente o nomeWikipédia. Foi ganhando força e deixando a Nupedia pouco acessada, resultando na suspensão de suas atividades em setembro de 2003 com apenas 24 artigos prontos.

Formalmente lançado em 15 de janeiro de 2001 pelo filósofo Larry Sanger e o empresário Jimmy Wales, em língua inglesa, o Wikipédia atingiu no fim do ano de seu lançamento cerca de 20 mil artigos em 18 idiomas.

Em setembro de 2009, os artigos do site cobriam cerca de 500 mil lugares ao redor do mundo, a maioria deles escritos na América do Norte, Europa e Ásia Oriental. Em abril de 2011, o Wikipédia foi apontado como o quinto site mais popular do mundo pela Google Inc.
Até agosto de 2013 o site alcançou a marca de 28 milhões de artigos, sendo 795. 538 em português e o restante em 287 idiomas diferentes.

Seu conteúdo é distribuído sob uma licença aberta, ou seja, qualquer um pode reutilizar ou redistribuí-lo sem nenhum custo. Devido à disponibilidade imediata, sem qualquer revisão, umartigo pode conter erros, contribuições equivocadas, ou descontextualizadas, até que outro editor faça as alterações e correções necessárias. Contribuintes registrados ou não, podem utilizar os recursos disponíveis no software que opera o site.

O fato de todos colaborarem com as informações postas ali é o que faz com que o mundo acadêmico observe a Wikipédia com desconfiança. No entanto, uma investigação divulgada pela revista Nature, em 2005, apontou que os artigos da Wikipédia chegaram a um nível de precisão bem próximo ao daEncyclopædiaBritannica.

Segundo pesquisa realizada com internautas, pelo ForeSeeResults em 2011 e divulgada pela CNET, em uma escala de satisfação de 0 a 100, a Wikipedia atingiu 78 pontos. Resultado superior ao de outros sites consagrados, como Facebook, YouTube e MySpace.

Suiany Rocha

 

Wikipédia – Confiança e Credibilidade (?)

Como já sabemos, a Wikipédia é uma enciclopédia livre, colaborativa, onde qualquer internauta disposto a compartilhar informações pode fazer contribuições. O usuário pode criar verbetes relativos a qualquer área do conhecimento –Ciências, Filosofia, Tecnologia, Artes, etc.

Porém tanta abertura para a colaboração dos usuários põe em dúvida a credibilidade das informações contidas na Wikipédia. Para uma matéria sobre uma plataforma colaborativa, nada melhor que a colaboração dos usuários para esclarecer a confiabilidade e a credibilidade que a Wikipédia possui.

txt mateusO publicitário Fabrício Alves, 30, considera a Wikipédia bastante útil, pois “traz muitas informações importantes sobre diversos assuntos, que são postadas por vários usuários da internet seguindo um padrão de formatação do conteúdo, similar aos trabalhos acadêmicos.” Para ele, a ferramenta ainda tem uma certa credibilidade “mesmo permitindo que os usuários possam fazer alterações, existem vários moderadores ‘fiscalizando’ o conteúdo de forma criteriosa, para que as informações postadas sejam sempre referenciadas, o que garante um pouco mais de credibilidade.”

Viviane Fracalossi, 25, concludente de administração, considera a Wikipédia uma ótima fonte e ainda dá dicas de como os usuários podem identificar artigos confiáveis ou não. Segundo ela é sempre importante verificar a última atualização do texto que você utilizará, pois,“pode ser que ele esteja muito ‘antigo’ para determinado assunto”. Para Viviane, outra dica importante é “procure em outras fontes para ver se elas coincidem com a Wikipédia”. Tal pensamento coincide com o de Emanuel Parente, 28, para o Arte Finalista “você não deve pesquisar somente nela[Wikipédia], não deve tê-la como sua única opção de busca. Deve ir nela e em outros sites com as informações que você precisa”, finaliza.

Podemos observar que nenhum dos colaboradores da matéria confia ‘cegamente’ na plataforma. Segundo Germana Morais, 28, “as respostas podem estar erradas e acabar atrapalhando o trabalho” ou pesquisa. Germana ainda sugere “não confie, só em ultimo caso.”

Para o especialista Simson L. Garfinkel, colaborador do site Technology Review, a enciclopédia livre é confiável. O texto de Garfinkel, jornalistatxt mateus2 e professor de ciência da computação na Escola Naval de Pós-graduação, na Califórnia, sugere que “a enciclopédia não é baseada em princípios como consistência e observação, nem em senso comum ou experiências próprias, mas apresenta, sim, uma exatidão notável”.

Uma coisa é certa, confiável ou não, todo conteúdo que é enviado (ou ‘editado’) passa pela moderação antes de ser publicado no site, e, verdade seja dita, a Wikipédia reestruturou o processo de busca na internet descentralizando, de certo modo, a soberania esmagadora da gigante Google. Porém, concluo, é sempre bom consultar mais fontes.

 

Mariana Menezes

 

Wikimedia Foundation e os projetos paralelos ao Wikipédia

wikimediaA Wikimedia Foundation é uma organização beneficente, sem fins lucrativos, que se dedica ao incentivo à produção, desenvolvimento e distribuição de conteúdo livre, de diferentes línguas, e a disponibilizar ao público, integralmente. Esses projetos são baseados em wiki ­ páginas interligadas que podem ser visitadas e editadas por qualquer pessoa ­ de forma totalmente livre. Os projetos são: Wikiquote, Wikcionário, Wikispecies, Wikisource, Wikilivros, Wikinotícias, Wikimedia Commons, Wikivoyage, Wikiversidade, e Wikidata.

A Wikimedia Foundation opera alguns dos maiores projetos de referência editados colaborativamente em todo o mundo, inclusive a Wikipédia. Dentre eles, o Wikiquote: uma coletânea de citações de diferentes autores e pensadores atualizados por leitores e voluntários. O projeto em língua portuguesa surgiu em junho de 2004 e atualmente são mais de seis mil páginas de artigos em português. Wikcionário, que também surgiu em 2004, é um projeto colaborativo com o objetivo de produzir um dicionário poliglota, com significados, etimologia e pronúncia. Qualquer um pode editar e salvar alguma definição, sem necessidade de identificar-se.

Para os admiradores de biologia e zoologia, o Wikispecies: um diretório de espécies livre. São publicados artigos sobre animais e as diferentes espécies que existem no planeta. Aos que apreciam a leitura: Wikisource e Wikilivros. Wikisource é um acervo digital de livros, documentos e fontes. A edição em português possui mais de 96 mil textos. O Wikilivros se dedica à produção colaborativa de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos. Visando um bom acesso dos leitores, esses conteúdos são divididos por tema, ordem alfabética, etapa de desenvolvimento e nível educacional.

Para se manter atualizado, você pode acessar o Wikinotícias, uma fonte de notícias livres. O objetivo é que todos tenham acesso ao conhecimento e à informações mundiais. Para isso, esse projeto produz, de forma colaborativa, notícias do mundo todo de forma livre, transparente e independente, convidando os leitores a contribuir com reportagens, de qualquer gênero, de qualquer relevância. O projeto propaga a ideia de jornalismo cidadão.

O Wikimedia Commons é um projeto que coleciona mais de 18 milhões de mídias, entre vídeos, imagens e sons. Quem se interessar, pode wikimedia2colaborar enviando e publicando arquivos. Wikidata é uma base de conhecimento que pode ser editada por pessoas e máquinas. É para os dados aquilo que o Wikimedia é para arquivos de mídias. Ele centraliza o acesso e organiza os dados, como referências e estatísticas, em todos os idiomas.

Ainda no campo do conhecimento, temos o projeto Wikiversidade. Professores, alunos e instituições são convidados a aproveitarem esse espaço para organizar estudos, promover discussões e trocar aprendizado, onde todos podem participar e colaborar para um processo educativo e interativo. Após livros, citações, notícias e novos aprendizados, que tal escolher um bom lugar pra viajar no Wikivoyage? Wikivoyage é uma comunidade de voluntários que buscam criar um guia de viagens, buscando descobrir cidades interessantes e apresentar-lhes pontos turísticos do mundo inteiro.

Apesar do conteúdo ainda causar um pouco de desconfiança sobre a credibilidade desses tipos de sites colaborativos, há uma diversidade e curiosidade de assuntos que você pode explorar no Wikipédia e suas vertentes.

 Mariana Menezes

A Wikipédia como importante aliada aos professores

Que a Wikipédia é um site de artigos mundialmente famoso, utilizado como fonte de pesquisa para diversos estudantes, professores e outros trabalhadores, provavelmente você já sabia. Ela está no dia a dia de grande parte dos usuários da internet, pois permite que os mesmos editem o conteúdo, trazendo ainda mais informações que podem ser úteis a todos. O que você vai conferir nessa matéria são fatos curiosos que você certamente desconhecia e deverá saber a partir de agora.

A Wikipédia possui cerca de 28 milhões de artigos em seu conteúdo, além de ter uma média de 300 mil usuários ativos por mês. Um dos seus maiores pontos positivos, desconhecido para muitas pessoas, são as ferramentas de apoio à professores escolares e universitários, no que diz respeito à notas de aula, dicas de exercícios e noções de como se preparar para as provas finais, com ferramentas que facilitam os estudos. Uma das plataformas que pode auxiliar nessa troca de conhecimento, é a Wikiversidade, projeto paralelo da Wikimedia Foundation.

Para o professor que está cansado de lutar contra a Wikipédia nas pesquisas de seus alunos, a grande solução é aprender a usar esse site de pesquisa a seu favor. A grande verdade é que o uso da Wikipédia por parte dos estudantes não pode mais ser ignorado. Cada vez mais jovens estão recorrendo a este recurso durante seu processo de aprendizagem, porém, fazem isso da maneira errada. Tentar tirar deles o recurso de pesquisa vai acabar em confusão, por isso, felizmente, existem outras maneiras de utilizá-lo.

Existem três dicas importantíssimas, que são bastante úteis para os professores colocarem em ação com seus alunos na hora de orientar uma pesquisa e além de muito mais informações de como tornar a Wikipédia uma grande aliada. A primeira delas é que a Wikipédia pode ser muito útil para ensinar seus estudantes a fazerem as perguntas certas sobre um tema. Portanto, é errado limitar-se ao conteúdo lá existente. Utilize-o como base para buscar referências mais profundas sobre o tema. Um bom exercício para fazer com os estudantes, segundo a Universia Brasil, é questioná-los acerca de um tema e comparar as informações fornecidas com eles com as disponíveis na Wikipédia. Isso vai ajudá-los a entender quais informações faltam para complementar aquele assunto.

Outra dica importante é que os professores sempre procurem envolver os estudantes, já que a Wikipédia é uma enciclopédia aberta, na qual qualquer pessoa pode adicionar informações. Incentivar os estudantes a participarem dessa maneira, sempre sob a supervisão do professor, é algo bastante positivo. E para finalizar, é importante que todo professor oriente o seu aluno da natureza de código aberto da Wikipédia. Ainda que isso torne essa ferramenta de aprendizagem interessante e original entenda que é também a sua maior fraqueza, uma vez que qualquer pessoa pode adicionar informações falsas ou ofensivas. Por isso, antes de inserir a ferramenta em aulas, é fundamental apresentar o contexto aos estudantes. É importante que o professor esteja sempre conscientizando-os a respeito dos riscos, e ensinando-os a lidar com essas situações.

Marcela Ximenes

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *